DESPORTO E A SUA SINTESE

10-01-2011 23:56

 

 

ACTIVIDADE FÍSICA

 

A prática da actividade física regular está associada a pessoas saudáveis ou ditas saudáveis( saúde, vigor físico, disposição mental e ausência de doenças). Este conjunto é restrito

 

Depois temos as pessoas sedentárias que constituem uma preocupação muito grande na sociedade e representam a grande fatia populacional. Este desequilíbrio começa logo na adolescência e tem a ver com as facilidades do meio em que circulam e vivem. Por exemplo: as pessoas deslocam-se de carro próprio ou transporte público para a faculdade, emprego, a seguir sentam-se, trabalham mentalmente durante o dia, regressam a casa através dos mesmos meios de transporte (utilizam elevadores durante todo o dia), sentam-se para ver televisão, manipular o computador e para fazer as respectivas refeições. Isto acontece durante os 5 dias da semana. A seguir entramos no fim-de-semana e não é possível observar grandes melhorias comportamentais. Vem então o início da semana chamar a atenção de que o corpo não beneficiou do repouso e reequilíbrio tão desejado. Este quadro é desesperante. É preciso fazer mudanças estruturais. Criar novas rotinas. Fazer uma inscrição para prática desportiva num clube perto de casa ou do emprego, para bem da saúde individual e colectiva.

 

A prática regular de actividade física tem benefícios que se manifestam em todos os aspectos do organismo. No campo da saúde mental, a prática do exercício físico ajuda a regular as substâncias relacionadas com o sistema nervoso, melhora a chegada do sangue ao cérebro, ajuda a lidar melhor com o stress e eleva a auto-estima

 

Nota:

 

Se o exercício físico tem a finalidade de eliminar gorduras deve ser feito ao levantar, em jejum ou pouco antes de se deitar, para retardar o abrandamento do metabolismo, evitando-se a acumulação de matéria gorda.

 

Utiliza-se principalmente o exercício aeróbio para queima gorduras. Os exercícios anaeróbios são mais indicados para aumentar os músculos. Nos aeróbios, as celulas dos músculos consomem oxigénio para produzir energia, os anaeróbios dispensam esse processo.

 

Nos primeiros minutos de um exercício aeróbio o organismo quebra ATP, molécula armazenadora de energia que existe dentro da célula. A seguir passa a transformar glicose em ATP para poder continuar a usá-la. O exercício de baixa intensidade e longa duração exigem mais energia, mas também existe mais tempo para produzí-la. A glicose transforma-se numa enzima que entra na mitocôndria produzindo 18 vezews mais ATP do que no processo anaeróbio. Como a glicose é uma substância vital para o funcionamento do cérebro, o corpo evita utilizá-la em grandes quantidades, recorrendo às moléculas de gordura, para produzir energia. Por isso mesmo, o exercício aeróbio consome as gorduras dos músculos. As modalidades ideais são a meia-maratona, a maratona e a natação.

 

Está comprovado que quanto maior for o gasto de energia, em actividades físicas regulares, maiores serão os benefícios para a saúde. Uma pessoa que diariamente gaste 200 kcal garante as condições necessárias para uma vida saudável.

 

O exercício anaeróbio, como a musculação, é muito bom para desenvolvimento muscular, mas desenvolve pouco o coração e os pulmões. Já o exercício aeróbio, como andar, correr, nadar ou bicicleta, são muito bons para desenvolver as capacidades cardiorrespiratórias.

 

 

 

 

 

Voltar